terça-feira, 9 de novembro de 2010

Brasil/EU APOIO O MST -- Priscila Camargo e Benicio del Toro

1 novembro 2010/Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) http://www.mst.org.br

Veja declaração de apoio ao MST da atriz Priscila Camargo, do Movimento Humanos Direitos (MHuD), concedida à Página do MST em visita à Escola Nacional Florestan Fernandes.

Ela é atriz e “Contadora de Histórias”. É Paulistana, tornou-se atriz profissional no Rio de Janeiro e já em 1977 foi indicada ao Prêmio Mambembe de Melhor Atriz. Atualmente, Priscila Camargo faz o papel de Valdete, na novela "Tititi", da Rede Globo.

Compartilhe o vídeo com Priscila Camargo na sua página

Abaixo, leia a transcrição do depoimento da atriz.

"Eu vejo a Reforma Agrária como uma das soluções para as nossas desigualdades sociais. Não só soluções, mas é uma coisa conjunta. Eu acho que a Reforma Agrária a gente vai “linkar” com a questão da renda, tão disparatada no nosso país.

"A gente começa a pensar num mundo mais justo e mais igual. Por que uns tem que ter tanto e outros não tem que ter nada ou ter tão pouco? A reforma agrária tem a ver com esse sentido de justiça, com esse sentido social maior, com esse sentido de direitos humanos.

"A Reforma Agrária é uma necessidade. Tudo bem que hoje ainda, tão brigando e tal, mas acho que aquele que tem muita terra vai pensar um pouquinho e vai ver: pra que eu preciso de tudo isso? Será que eu sou mais feliz com tudo isso ou fico feliz tendo um bom tanto pra mim e pra minha família?

"Eu acho que essa é a pergunta: a questão é da felicidade. O homem que tem muito tem que parar pra pensar que ele vai continuar sendo feliz tendo muito menos. E nem sempre ele tendo tanto assim ele vai ser feliz.

"Eu acho que a sociedade caminha para um mais justo humano, e os seres humanos, eu acredito, caminham para esse momento mais igual e mais solidário. E é isso que a gente está precisando: de mais solidariedade entre as pessoas.

"Eu apoio o MST. E estou hoje aqui na escola do MST em São Paulo, muito emocionada de estar aqui, onde o MST está preocupado com o estudo e a preparação de cada uma das pessoas.

"Eu não conheço outro movimento que está preocupado com a educação. Essa preocupação do MST com educar, com as pessoas estarem bem, com essa coisa social, com o poder onde todos resolvem tudo em conjunto... Eu acho que isso é um exemplo a se seguir. Eu apoio o MST por essa luta deles, que não é pra eles, é pra todo mundo, é por um Brasil melhor".

(Para ver o vídeo com as declarações de Priscila Camargo, visite o portal do MST no seguinte endereço: http://www.mst.org.br/Eu-apoio-o-MST/atriz-Priscila-Camargo)



------------------



Benício del Toro visita escola do MST

16 setembro 2010/Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
http://www.mst.org.br

“O MST traz oportunidade e esperança ao ser humano. Oportunidade de educação, de mudança. Tem os mesmos princípios que defendia Che Guevara, é portanto um movimento guevarista”.

A comparação é do responsável pela interpretação mais conhecida de Che no cinema, o ator porto-riquenho Benício Del Toro. Em visita à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, nesta quarta-feira (15/9), Del Toro conheceu a experiência do espaço, voltado ao fortalecimento dos processos de estudo, articulação e intercâmbio entre organizações da classe trabalhadora do campo e da cidade.

Depois de visitar as instalações da Escola, o ator – que está no Brasil nesta semana – participou de um debate com o jornalista e escritor brasileiro Fernando Morais (autor dos livros Olga e Chatô, entre outros), a atriz Priscila Camargo, do Movimento Humanos Direitos (MHuD), e militantes de movimentos sociais do Brasil e da América Latina. “O sonho de Che está vivo aqui”, comentou.

Ao final da visita, usando o boné do MST, Del Toro ajudou a plantar um jambeiro na área externa na Escola.

(Para ver fotos em alta definição de Benicio del Toro, visite o portal do MST no seguinte endereço: http://www.mst.org.br/Benicio-Del-Toro-visita-escola-do-MST)

Nenhum comentário: