quarta-feira, 30 de maio de 2007

Timor-Leste / «O meu ciclo de governação terminou», diz Mari Alkatiri

O ex-primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri afirmou em entrevista à agência Lusa que o seu "ciclo de governação terminou" e que pretende preparar o partido para as eleições de 2012.

"Se a Fretilin ganhar as eleições não significa que eu regresse para o governo. Para mim o ciclo de governação terminou, de liderança não", afirmou o secretário-geral da Fretilin em Makatiki, no distrito de Viqueque, na costa sul do país.

"A maioria do comité central ainda não está convencida eu é que acho que sim. Faria melhor trabalhar para consolidar o partido, mudá-lo um pouco e adaptá-lo às novas realidades", disse.
Mari Alkatiri assume que o trabalho na Fretilin tem por horizonte uma próxima legislatura, não a que resultará com as eleições de 30 de Junho.

"Outros governem que eu devo preparar o partido para 2012", revelou.

Na abertura de campanha, Mari Alkatiri fez a defesa dos cinco anos de governação da Fretilin e apresentou as suas "propostas realistas" do partido especialmente viradas para o meio rural".

O início de campanha foi feito pelo presidente da Fretilin e do Parlamento, Francisco Guterres "Lu'Olo".

O ex-primeiro-ministro considera que a Fretilin não falhou nos primeiros cincos anos de governação.

"Só admitiria falar de falhanço se eu tivesse tido os recursos nas mãos e não quisesse aplicá-los. Não havia recursos sobretudo humanos, não havia capacidade de execução dos planos e de administrar o bem público", adiantou Alkatiri. (Notícias Lusófonas / 29/05/2007)

Nenhum comentário: